Índice

A importância da Mulher Empreendedora

Entre 2002 e 2012, o número de mulheres donas da própria empresa aumentou 18%.

Hoje, mais de 7 milhões de mulheres possuem negócios, e a tendência é que esse número continue crescendo.

Muitos dessas líderes são até chefes de família.

Em 10 anos, o número de chefes de família que abrem um negócio aumentou 70%.

Hoje, quase 4 em cada 10 empresárias também são chefes de família.

Com a taxa de empreendedorismo no Brasil atingindo um recorde nos últimos 14 anos, pode-se esperar que haja cada vez mais mulheres no campo.

No entanto, a tarefa tem alguns pontos que merecem atenção.

Quais são os desafios que as mulheres enfrentam nos negócios?

Em um mundo onde ainda é negado às meninas o direito à educação em muitos países, o empreendedorismo feminino continua sendo uma tarefa desafiadora.

O primeiro obstáculo é a falta de oportunidades.

O fato de o negócio ainda ser predominantemente masculino desencoraja muitas mulheres, ou até mesmo encontra a porta fechada para se tornar empresária.

Isso cria até um segundo desafio: a desconfiança do potencial.

A visão errada ainda leva muitas pessoas a acreditar que uma mulher é menos capaz de ter uma mão firme ou liderar uma empresa de sucesso.

Além disso, há a questão do tempo.

Com 90% das mulheres fazendo tarefas domésticas, em comparação com apenas 40% dos homens, as empreendedoras precisam encaixar mais coisas em seu tempo.

Cuidar da família, dos negócios e de si mesma torna tudo difícil de administrar.

Quais são os benefícios de abrir um negócio?

Ao fazê-lo, superar esses desafios é bastante gratificante.

Falando em empreendedorismo feminino, um dos maiores benefícios de ser mulher nos negócios é alcançar a independência financeira.

Isso permite que você realize mais sonhos e construa a vida que sempre desejou.

Tornar-se uma empreendedora também ajuda na realização pessoal e profissional.

Depois de alcançar o sucesso, uma mulher se sente muito mais satisfeita com sua vida.

Igualmente positivo para o mercado é a diversificação e novas possibilidades que a presença feminina traz.

Após atingir um ambiente predominantemente masculino, uma mulher empreendedora traz novas soluções e oportunidades para explorar.

Como as mulheres podem iniciar um negócio de sucesso?

Começar um negócio em si não é uma tarefa fácil.

É preciso ter uma boa ideia, se comprometer, criar um bom produto e superar a burocracia, ainda mais no Brasil.

Do ponto de vista de uma mulher, algumas dicas extras podem ajudá-lo a ter sucesso.

Qualificação é essencial

Como você provavelmente enfrentará desafios adicionais ao iniciar um negócio como mulher, uma maneira de superar as dificuldades é se qualificar consistentemente.

Além de encontrar cursos e especializações, é importante buscar novas formas de acompanhar o mercado.

Isso cria uma melhor preparação para os desafios técnicos e cria mais confiança na obtenção dos resultados esperados.

Tomar as decisões certas faz toda a diferença

Praticamente não há espaço para erros no mundo dos negócios.

Quando você está começando a atuar – e você é uma mulher – é ainda mais importante acertar o máximo possível.

Deve-se buscar formas de apoiar a tomada de decisão com dados e informações úteis.

A utilização de relatórios gerenciais e contábeis, por exemplo, é uma forma de ter uma visão mais completa e adequada do que deve ser feito a seguir.

Persistência é fundamental

Os desafios existem e provavelmente virão ao longo do caminho.

No entanto, isso não é motivo para deixar de lado o sonho de ser empreendedora.

Ainda mais do que os homens que administram um negócio, é muito importante manter um alto nível de resistência.

Buscar possibilidades criativas e acreditar no próprio potencial são ações que ajudam a alcançar o objetivo final do sucesso.

É importante não desistir enquanto houver recursos para manter o negócio funcionando.

Cercar-se de pessoas competentes leva ao sucesso

Tão importante quanto o que você faz é o que as pessoas ao seu redor fazem pela empresa.

Estar cercado por pessoas capazes pode impulsionar um negócio e, eventualmente, levá-la ao sucesso.

Ter profissionais capacitados para exercer as funções e ter um bom contador são exemplos.

Você precisa tratar bem essas pessoas e garantir um relacionamento frutífero para ambos.

Além disso, o networking também é uma forma de estar perto de quem é muito capaz.

Gerenciar um negócio não é mais uma tarefa solitária e está se tornando mais colaborativo do que nunca.

Ser uma mulher empreendedora pode ser um desafio, mas também é recompensador – e possível – seguindo estas dicas simples.

Empreendedorismo Feminino: Exemplos de como se inspirar e se empoderar

Seja você uma empreendedora, um empreendedor ou uma mulher que quer se inspirar em bons exemplos, conheça agora algumas mulheres que mudaram o mundo dos negócios.

E que mostram a diferença que a presença das mulheres faz no mundo dos negócios.

Viviane Senna

Viviane Senna

O título diz muito.

Viviane Senna, irmã do ídolo Ayrton Senna, é responsável por projetos que, além de mostrar seu talento para os negócios, também são um exemplo de responsabilidade social.

Ela é presidente do Instituto Ayrton Senna, iniciativa criada em 1994 que promove o acesso à educação de qualidade para milhares de crianças em todo o país.

Com projetos em escolas públicas e projetos sociais que promovem a educação integrada.

Além disso, Viviane Senna é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal, do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo, do Conselho de Administração do Banco Santander, do Comitê de Investimento Social do Banco Itaú e de muitas outras iniciativas tanto com fins lucrativos como sem fins lucrativos.

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash, que prova que é possível unir o mundo feminino e os negócios, é a fundadora da marca internacional de cosméticos Mary Kay, que leva seu nome e foi fundada em 1963.

A marca, além de ser referência global, é um forte estimulador da independência financeira das mulheres.

A partir do que a marca chama de sua “Missão de ajudar as mulheres a alcançar o crescimento pessoal e o sucesso financeiro”.

Com um investimento pessoal de US$ 5.000, Mary Kay iniciou um plano de negócios após deixar uma carreira de 25 anos que foi escrita em sua cozinha.

E hoje possui dezenas de prêmios internacionais relacionados aos negócios e suas conquistas.

Ela faleceu em 2001, mas seu legado ainda gera muito material inspirador como livros, documentários e filmes além do sucesso da marca.

Luiza Helena Trajano

Luiza Trajano

Para completar a lista com mais uma brasileira que se destaca nos negócios, temos Luiza Helena Trajano, empresária que comanda a rede de varejo Magazine Luiza.

Começou a trabalhar em uma empresa familiar que tinha várias lojas no interior de São Paulo.

Formou-se em Direito em 1972 e, graças à sua atuação nos negócios, cresceu para uma rede de 700 lojas em 16 estados do país.

Este ano de 2022 a empresa teve uma queda significativa, mas Luiza Trajano conserva influência.

Apesar de sua fortuna menor, Luiza Trajano ainda é considerada uma das pessoas mais ricas e influentes do país.

No passado, a revista americana Time a escolheu entre as 100 pessoas mais influentes do mundo.

Vale destacar que a presidente da diretoria do Magazine Luiza, foi a única brasileira da lista, composta por políticos, artistas, atletas e representantes da iniciativa privada de todo o mundo.

O ranking é dividido em subcategorias e Luiza Trajano está na categoria “Titãs”.

O mundo dos negócios também é feminino

É muito possível ser uma mulher de sucesso no mundo dos negócios.

O que realmente exige é vontade de enfrentar as diferenças e até a desigualdade do mercado.

Muito esforço e muito trabalho, afinal, o sucesso em qualquer área depende desses dois fatores.

E a determinação para superar as dificuldades associadas ao negócio ou conquistar uma posição de destaque.

As mulheres geralmente têm a capacidade de resolver conflitos, a sensibilidade para identificar e antecipar problemas e o desejo de superar limitações aparentemente impossíveis.

E prova disso tudo é o crescimento e a importância que ganharam mesmo no contexto de uma crise de mercado como a atual.

É por isso que contratar mulheres, colocá-las em posições de influência e liderança e oferecer oportunidades iguais em seu negócio representará ganhos reais para você.

E se você é uma mulher querendo começar, não deixe que questões de gênero no mercado atrapalhem seu sucesso e realização!

Leia também:

O que é a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Saiba quais são os 8 erros mais cometidos na dieta

O que fazer para ter o corpo perfeito? Conheça 10 maneiras

O que é a Frontoplastia? Tudo o que você precisa saber!

 

Tags: | |

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *